Sobre mim

23517580_1123004254503168_2833992932819595349_n Alex Valério

Psicólogo (CRP: 06/134435), Especialista em Terapia Comportamental pela Universidade de São Paulo (USP). Oferece atendimento psicoterapêutico para adolescentes, adultos e idosos. Atende na região Central de São Paulo, na Bela Vista, próximo a estação de Metrô Trianon Masp.

Alex tem se aprimorado nos pressupostos da Psicoterapia Analítica Funcional (FAP) e realiza atendimento sob esta perspectiva.

A FAP é considerada pelos behavioristas como parte da terceira geração das terapias comportamentais ou terapias comportamentais contextuais. Trata-se de uma abordagem comportamental, que considera a relação terapêutica (relação entre cliente e terapeuta) o principal veículo para transformação do cliente. Nesse sentido, a relação que ocorre ao longo do processo psicoterapêutico é considerada uma ferramenta poderosa e intensa para intervenção.

De acordo com os autores da FAP, o cliente se comporta, durante a sessão psicoterapêutica, de forma semelhante a que ele age com outras pessoas em sua vida, possibilitando ao terapeuta intervir diretamente nos comportamentos que contribuem para seu sofrimento psicológico e auxiliá-lo na busca de novas maneiras de agir e se comportar ou no enfrentamento de situações difíceis.

A psicoterapia é um processo que acontece entre um indivíduo e um terapeuta, ambos colaboram de maneira intensa e significativa, portanto, ao longo de um processo psicoterápico é esperado que trabalhem para encontrar as mudanças necessárias na vida do cliente e, também, uma maneira de realizá-las, a fim de auxiliar auxiliá-lo a lidar com os aspectos que lhe geram algum sofrimento.

É importante destacar que, ao final do seu processo, além de ter trabalhado para resolução do problema que lhe fez procurar um psicólogo, características importantes e o desenvolvimento de novas habilidades terão, também, sido aprendidas.

%d blogueiros gostam disto: